MELO, Sebastião José de Carvalho e
Ver: POMBAL, Marquês de, (1699-1782)
Anecdotas do Ministerio do Marquez de Pombal e Conde d’ Oeiras Sebastião de Carvalho sobre o reinado de D. José I Rei de Portugal. – Porto : Ed. Domingos Pereira da Silva, 1852. – 2 tomos ; 16 cm.
Cota: RES 56
“As Anedoctas do Ministério do Marquez de Pombal formam uma obra preciosa, que dá relação de muitas cousas até agora ignoradas; nós julgamos fazer um grande serviço às letras e à religião, offerecendo aos nossos concidadãos uma obra tam interessante, e a todos os repeitos digna de ser lida por todos os que sinceramente amam a verdade. Diga-se tudo d’uma vez: os jesuítas são o contrário do que dizem os seus inimigos, foram e são úteis ao estado e à religião; lede estas Anecdotas, e ficareis convencidos da verdade”.
Ver registo completo
Cópias digitais
Cópia pública (jpg)
Cópia pública (pdf)
tag1800
A administração de Sebastião Jozé de Carvalho e Mello, Conde de Oeiras Marquez de Pombal / Trad. Luis Innocencio Pontes Athaide e Azevedo. – Lisboa : Tipografia de Luiz Correa da Cunha, 1841/1843. – 4v.: il. – A obra está encadernada em 2 volumes, 1º e 2º de 1841 com cota RES 2 e 3º e 4º de 1843 com cota RES 3
Cota: RES 2
Reúne Leis para fixar a moeda no reino, para diminuir a autoridade da Inquisição e para estabelecer a navegação. Contem ilustrações das execuções do Duque e Marquês de Aveiro, de Luíz Bernardo Marquês de Távora, da Marquesa de Távora, de José Maria, filho e ajudante de ordens do Marquês de Távora, entre outras. (1º e 2º volumes de 1841)
Ver registo completo
Cópias digitais
Cópia pública (jpg) – 1º e 2º Vol.s
Cópia pública (pdf) – 1º e 2º Vol.s
A administração de Sebastião Jozé de Carvalho e Mello, Conde de Oeiras Marquez de Pombal / Trad. Luis Innocencio Pontes Athaide e Azevedo. – Lisboa : Tipografia de Luiz Correa da Cunha, 1841/1843. – 4v.: il. – A obra está encadernada em 2 volumes, 1º e 2 de 1841 com cota RES 2 e 3º e 4º de 1843 com cota RES 3
Cota: RES 3
Reúne, entre outros documentos, Leis, Decretos e Alvarás, como sejam, a Lei que o Conde de Oeiras faz promulgar acerca da biblioteca, elementos sobre a Fundação do Real Colégio dos Nobres, o Decreto que concede ao Tribunal da Inquisição o tratamento de Magestade, informação sobre a eleição do Conde de Oeiras a Marquês de Pombal, o Alvará porque sua Majestade fidelíssima define o que ao conselho geral do Santo Ofício se fale e requeira por Magestade; a Carta régia ao Marquês de Pombal declarando-o Lugar Tenente de Sua Magestade na reforma da Universidade (2º e 3º volumes de 1843).
Ver registo completo
Cópias digitais
Cópia pública (jpg) – 2º e 3º Vol.s
Cópia pública (pdf) – 2º e 3º Vol.s
POMBAL, Marquês de (1699-1782)
MELO, Sebastião José de Carvalho (1699-1782)
Cartas e outras obras selectas do Marquez de Pombal. Lisboa : Typ. de Desiderio Marquez Leão, 1839. – Tomo V, [3], 286 p. : il.
Cota: RES 23
Esta obra compila um conjunto de Cartas escritas pelo Marquez de Pombal, Ministro e Secretário de Estado Del-Rei D. José I, a diversas entidades, desde ao seu próprio filho Henrique, a Joaquim de Mello e Povoas ou ao Embaixador do Rei de Espanha em Lisboa. Nela se encontra uma Carta Régia e outras Cartas dirigidas ao Marquez. A complementar reúne ainda uma Apologia sobre as Obras Públicas, e particulares, que se fizeram em Lisboa por altura do terramoto de 1755; Relações de Obras e de Dívidas; Leis; Alvarás e uma Falla. Inclui uma estampa representativa da expulsão dos jesuítas, restabelecimento do comércio, indústria, artes e da reedificação de Lisboa.
Ver registo completo
Cópias digitais
Cópia pública (jpg)
Cópia pública (pdf)
POMBAL, Marquês de, (1699-1782)
MELO, Sebastião José de Carvalho, (1699-1782)
Carta do Marquez de Pombal ao Ministro dos Negócios Estrangeiros da Inglaterra : por causa de terem sido queimados debaixo das nossas fortalezas da costa do Algarve, alguns navios franceses. [S.l.] : [s.n.], [s.d.]. – 4 p.
Cota: RES 12
Ver registo completo
Cópias digitais
Cópia pública (jpg)