Sobre

O «Memórias de Oeiras» é um repositório cooperativo que proporciona o acesso a conteúdos e recursos digitais das bibliotecas, arquivos, centros de documentação, galerias, museus e monumentos relacionados com o concelho de Oeiras e o seu património histórico material e imaterial.

 

É uma plataforma pioneira na tentativa de potenciar a memória histórica e patrimonial que une Oeiras ao longo de 255 anos, possibilitando a consulta por estudantes, investigadores, professores, escolas e público em geral. 

 

O acesso é aberto à colaboração de instituições dedicadas à recolha, preservação e divulgação da história e cultura local e pretende incorporar espólios similares ou complementares que sejam localizados tanto nos serviços culturais da Câmara Municipal de Oeiras, como através de entidades externas, como seja, proveniente de bibliotecas especializadas, universitárias ou escolares, associações, instituições da sociedade civil ou entre a população.

Indo para além de um motor de busca, disponibiliza diversos caminhos para uma pesquisa e exploração uniforme de coleções de diferentes suportes, incluindo a navegação por Pessoas, Exposições, Percursos e Coleções.

 

Coleções

Conjunto diversificado de recursos digitais das Bibliotecas, Arquivo e Museus Municipais, desde livro antigo, obras únicas ou edições raras, fotografias, objetos de coleções visitáveis, documentação histórica e espécies frágeis, organizadas de forma a preservar as suas características, a dar visibilidade e facilitar a sua difusão e acesso.

Fazem parte das primeiras Coleções a disponibilizar online, a Coleção Pombalina, as Obras do Séc. XVIII, a Coleção de António Passaporte , a Coleção Neves de Sousa, a Coleção de Recortes de Imprensa, a Coleção Centro de Estudos Arqueológicos do Concelho de Oeiras  e a Coleção das Jornadas Europeias do Património.  

 

Percursos

Área de acesso ao Google Maps com a georeferenciação de itinerários de lugares com história(s) ou de percursos de descoberta do concelho de Oeiras. A fonte de informação principal é a crónica “Boa Rota dispensa pregão” da Agenda Cultural – 30 DIAS.

 

Lugares

O setor de lugares permite aceder a um conjunto de equipamentos culturais do município de Oeiras com Coleções visitáveis.

 

Pessoas

Setor onde se reúnem trabalhos de recolha e registo de histórias de vida de pessoas do concelho de Oeiras e corporiza um trabalho há muito desenvolvido na Câmara Municipal de Oeiras na área da tradição oral e da revitalização da memória coletiva. De realçar o projeto Histórias de Vida, desenvolvido pelas Bibliotecas Municipais de Oeiras, que se estreou com uma experiência piloto em Algés e com os principais objetivos de preservar e revitalizar a memória coletiva e o conhecimento da história local.

 

Diálogos

Área de destaque de coleções relacionadas com as atividades culturais promovidas na Rede de Bibliotecas Municipais de Oeiras no âmbito dos projetos Conversas na Aldeia Global e Livros Proibidos.