SÁ, José António de (17?-1819)
Dissertações philosophico-politicas sobre o tratado das sedas na comarca de Moncorvo dedicadas à soberana magestade da muito alta Rainha de Portugal Dona Maria I
Sá, José António de (17?-1819) – Lisboa: Na Offic. da Academia Real das Sciencias, 1787. – [8],XIII,[3],175 p.: 1 estampa desd.; 21 cm.
Cota: RES 2575
Trabalho de grande interesse para a história da indústria têxtil em Portugal, segundo a opinião abalizada de Inocêncio. O seu autor, José António de Sá, era natural de Bragança, formou-se em Leis na Universidade de Coimbra e faleceu em Lisboa em 1819 em idade muito avançada. Desempenhou vários cargos na real Companhia da Fiação e Tecidos de Seda e foi também diretor da real Fábrica das Sedas. Sabe-se que apesar das medidas tomadas em finais do séc. XVII e posteriormente no tempo do Marquês de Pombal, este ramo de atividade industrial continuou a revestir um carater artesanal e com pouca expressão económica, confinando-se praticamente a Lisboa e algumas áreas transmontanas. Esta obra foi uma achega para melhorar esta situação.
Ver registo completo
Cópias digitais
Cópia pública (jpg) – RES 2575
Cópia pública (pdf) – RES 2575
tag1700