Conversas na Aldeia Global: E se os Muros Falassem? por José Milhazes

No mês em que se assinala o período histórico da Revolução Russa, as Conversas na Aldeia Global contam com o jornalista e historiador português José Milhazes.

 

A longa permanência na União Soviética e, depois, na Rússia, permitiu-lhe assistir e participar num dos períodos mais conturbados do séc. XX: a queda da “cortina de ferro” e a formação de novos Estados no Leste da Europa. Neste sentido,  numa data em que já serão conhecidos os resultados das eleições presidenciais nos Estados Unidos, vem debater as questões que caracterizam os tempos atuais na Rússia e na Europa, bem como as relações entre Moscovo e Washington, as situações de conflito que marcam a atuação em sociedade e refletir sobre a forma de chegar a soluções justas e pacíficas que contribuam para o entendimento entre culturas.

 

José Milhazes é licenciado em História da Rússia pela Universidade Estatal de Moscovo (Lomonossov) em 1984 e doutorado pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto em 2008. Entre 1989 e 2015, trabalhou como correspondente de vários órgãos de informação nacionais e internacionais na Rússia e na Comunidade dos Estados Independentes. Autor de numerosos artigos e livros sobre as relações entre Portugal e a Rússia, sobre a política da URSS nas ex-colónias portuguesas de África e sobre as relações entre o Partido Comunista Português e o Partido Comunista da União Soviética. Lecionou em várias universidades russas e portuguesas. Atualmente, é comentador de assuntos internacionais da SIC e RDP e responsável pelo blogue Da Rússia. Cavaleiro da Ordem de Santa Maria (Estónia) e Comendador da Ordem do Mérito (Portugal). Entre outras obras publicadas, editou recentemente “A Mensagem de Fátima na União Soviética-Rússia”.

 

 

Entrevistas aos leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras


Series: Conversas na Aldeia Global |