Conversas na Aldeia Global: A cultura na vida de todos os dias, por Jorge Barreto Xavier

Jorge Barreto Xavier conversa sobre a sua mais recente obra “A Cultura na Vida de Todos os Dias”. O acesso à informação, à educação e à cultura é parte integrante do percurso para a sustentabilidade. A cultura tem um papel preponderante “na vida de todos os dias” como ponte para o conhecimento e para a criação de uma sociedade informada e sustentável. Nas suas diversas formas, é um elemento central dos desafios contemporâneos e elemento necessário (se bem que não suficiente) da construção pessoal e social.

 

Jorge Barreto Xavier nasceu em Goa em 1965. Licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa, pós-graduou-se em Gestão das Artes pelo INA e fez o diploma de Estudos Avançados em Ciência Política da Universidade Nova de Lisboa. Tem dedicado a sua atividade profissional às relações entre Cultura, Educação e Sociedade Civil. Entre 2008 e 2010 exerceu o cargo de diretor-geral das artes no Ministério da Cultura. Anteriormente já havia sido Vereador da Câmara Municipal de Oeiras, com os Pelouros da Cultura, Juventude e Defesa do Consumidor (2003/05), tal como também membro do Conselho de Administração do Instituto Português da Juventude (1999/02) e, entre outras funções exercidas, consultor do Ministério da Cultura (2002).

 

Em 1986 fundou o Clube Português de Artes e Ideias que presidiu até 2002. Em Abril de 2011 começa a colaborar com o Programa Escolhas, do Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural (ACIDI) e em Setembro de 2011 torna-se professor auxiliar convidado do ISCTE-Instituto Universitário de Lisboa, onde ensina Políticas Públicas da Cultura e Gestão das Indústrias Criativas. Em Outubro de 2012 assumiu a responsabilidade governativa de Secretário de Estado da Cultura, missão que exerceu até ao fim do mandato do XIX Governo Constitucional, em Outubro de 2015. Regressou em 2016 ao ISCTE-IUL, para concluir a tese de doutoramento, lecionar, e dirigir o Programa Cultura, Desenvolvimento e Sociedade.

 

Entrevistas aos leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras


Series: Conversas na Aldeia Global |