Arquivo Municipal

O Arquivo do Município de Oeiras tem à sua guarda a documentação produzida pela autarquia no âmbito das suas atividades, bem como outros fundos documentais adquiridos ou doados. Os documentos são testemunhos de memória, sendo por isso frequentemente solicitados para apoiar e comprovar procedimentos do Município. Os estudantes e investigadores são, também, públicos assíduos deste serviço.

Apesar de estar intimamente ligada à estrutura da autarquia, existe documentação que remonta ao século XVI, tendo um levantamento preliminar permitido elencar mais de 20 fundos e subfundos. Atualmente intervém em áreas que vão desde a receção, o registo, a análise, a classificação, a conservação da documentação, até à implementação de sistemas de gestão documental.

Neste contexto, a sua atividade centra-se em cinco grandes áreas de trabalho: a gestão documental, o tratamento dos processos de obras particulares, da fotografia, do material não-livro e do arquivo histórico, dispondo de serviços de digitalização, catálogo em linha e apoio aos utilizadores.

O Arquivo Municipal é, hoje em dia, um serviço transversal. Tem vida num espaço concreto e respira no tempo atual. Revela memórias, partilha testemunhos, mostra de que são feitas as vivências do município.

Exposição Memórias em Arquivo