Três séculos de história à distância de um clique.
Ao longo dos tempos, o Serviço de Arquivo Municipal tem-se constituído como garante da memória não só da autarquia, enquanto entidade pública, mas também da história do concelho, enquanto espaço geográfico.
São gerações e gerações de indivíduos que encheram o concelho de histórias e de vivências que o Arquivo foi recebendo, recolhendo, guardando e tratando de forma a construir a história de um espaço geográfico repleto de vida.
Desde a construção habitacional ou industrial até aos atuais e modernos parques industriais e tecnológicos, passando pelo turismo de veraneio que ao longo de décadas encheu as praias de Oeiras de personagens representativas de uma época, ou pelos desenvolvimentos sociais e económicos de que Oeiras foi sendo palco ao longo dos anos.
São essas histórias e estórias que se propõe contar a exposição Memórias em Arquivo que, depois de apresentada na Livraria-Galeria Municipal Verney durante duas semanas no mês de junho, pode ser visitada em formato digital, em http://memoriasemarquivo.cm-oeiras.pt. São narrativas feitas de fotografias, documentos históricos, material promocional e ofertas à presidência.
Estruturada cronologicamente, é ensejo desta exposição mostrar a história do Município através do património do Arquivo Municipal. Com início antes mesmo da fundação do concelho, atravessa a sua criação em 1759, o século XIX e o século XX, dividido entre a 1.ª República, o Estado Novo e a Democracia.
Venha perder-se nos meandros destes três séculos de história.
tag2000