L’Alcoran by Maomé (570?-632)

MAOMÉ (570?-632)
L’Alcoran
Amsterdam et Leipzig: Chez Arkstée & Merkus, 1770/1775. – 2 v.: 1 frontispicio, 3 desd.; 17 cm
Cota: AL 2161
Cota: AL 2162
Maomé foi o fundador e profeta do Islão (Meca 570 ? – Medina, 632). Entre os fundadores das grandes religiões universalistas, M. ou Muhammad (“O Louvado”) é o mais bem conhecido historicamente.
Depois de se ter casado com uma viúva rica e com cerca de 40 anos, Maomé começou a manifestar tendências para o ascetismo; retirou-se para os arredores de Meca, onde lhe apareceu um anjo que o fez ler num livro sagrado – o Corão. Inicialmente duvidou dessa revelação e foi a sua mulher Cadija, que o convenceu de que era uma revelação autêntica. Começa a esboçar-se o Livro Sagrado – o Alcorão. Maomé não se considera autor desse Livro mas sim o transmissor do seu texto. Ao iniciar a sua pregação, enfrentou muitas dificuldades e a maioria da população atacou-o, defendendo os velhos deuses da Caaba de Meca.
Seguiram-se muitos anos de lutas e de perseguições entre os que aderiram à nova doutrina do Islão, que significa submissão à vontade de Alá, e os politeístas. Depois da Héjira ou retirada de Maomé e dos seus de Meca para Yatrebe, iniciou-se a guerra santa ou Jihad. Após certo tempo Maomé dirigiu-se a Meca com 1500 muçulmanos em peregrinação e, depois da rendição do seu adversário, que se converteu ao Islamismo, entrou na cidade e destruiu os ídolos da Caaba. No ano da sua morte, Maomé dirigiu a sua última peregrinação à Caaba e realizou todas as cerimónias religiosas que se fixaram na tradição islâmica. Foi a peregrinação do adeus. Regressou a Medina e aí adoeceu gravemente e morreu em 632. O tradutor para francês desta edição do Alcorão é André du Ryer, nascido na Borgonha em 1580 e falecido em 1660 ou 1672, que foi um orientalista francês; nomeado cônsul de França em Alexandria. Publicou uma Gramática Turca em latim, converteu para francês o Gulistan ou L’Empiredes Roses do poeta persa Saadi (AL 3143), o Alcorão de Maomé e deixou em manuscrito um Dicionário turco-latim.
Ver registo completo
Cópias digitais

Cópia pública (jpg) – AL 2161

Cópia pública (jpg) – AL 2162
Cópia pública (pdf) – AL 2161

Cópia pública (pdf) – AL 2162

tag1700


Series: Coleção Obras do século XVIII |