Archives

Recreações do homem sensivel: ou collecção de exemplos verdadeiros e patheticos, nos quaes se da hum curso de moral by François Thomas Marie de Baculard d'Arnaud (1718-1805)

ARNAUD, François Thomas Marie de Baculard d’ (1718-1805)
Recreações do homem sensivel: ou collecção de exemplos verdadeiros e patheticos, nos quaes se da hum curso de moral. – Lisboa: Na Of. de Simão Thaddeo Ferreira, 1788. – 4 v.;
Cota: RES 2594
Cota: RES 2595
Cota: RES 2596
É a tradução para português de uma obra de um escritor francês de finais de Setecentos, que na altura era bastante conhecido, mas de quem hoje pouco ou nada se sabe, excetuando o nome: François-Thomas-Maria de Baculard d’Arnaud. Já no que se refere ao tradutor dessa obra para a língua portuguesa, António Morais Silva, é uma figura sobejamente conhecida entre nós, principalmente devido ao Dicionário que é vulgarmente chamado Dicionário de Morais, mas cujo nome autêntico é Dicionário da Língua Portuguesa. António de Morais Silva nasceu no Rio de Janeiro provavelmente em 1756 e morreu no Recife em 1824. Frequentou a Universidade de Coimbra onde se bacharelou em Direito e por causa de um processo inquisitorial que lhe moveram teve de se exilar em Londres, onde trabalhou numa revisão do Dicionário de Bluteau. Regressou a Portugal talvez em 1788, onde publicou em Lisboa a sua versão de uma História de Portugal, escrita por uma sociedade de literatos ingleses. Foi desembargador da Relação da Baía, mas resignou por desentendimentos com o chanceler e foi para Pernambuco, onde adquiriu um engenho e foi nomeado capitão-mor do Recife. Por documentos posteriormente publicados, parece inferir-se que Morais teve inclinações deístas, influenciado por Voltaire, Rousseau, Mirabeau e outros. Em 1817 foi surpreendido pela revolução de Pernambuco e com a noticia de que tinha sido nomeado ministro do governo provisório. Recusou o lugar, por nunca ter tido qualquer ação politica e devido à sua idade e retirou-se para as suas propriedades onde faleceu completamente esquecido. Além do Dicionário e da mencionada História de Portugal, é autor de um Epítome da Gramática Portuguesa e das Recreações do Homem Sensivel…, traduzidas da obra do escritor francês D’Arnaud.
Ver registo completo
Cópias digitais

Cópia pública (jpg) – RES 2594

Cópia pública (jpg) – RES 2595

Cópia pública (jpg) – RES 2596
Cópia pública (pdf) – RES 2594

Cópia pública (pdf) – RES 2595

Cópia pública (pdf) – RES 2596

tag1700


Series: Coleção Obras do século XVIII |