Archives

Le voyage forcé, ou manière de tirer avantage des circonstances; Tirés des mémoires d’un homme de lettres, qui a fait un long séjour en Angleterre, & en a observé les moeurs & les usages by C. H. Nirel (?-?)

NIREL, C. H. (?-?)
Le voyage forcé, ou manière de tirer avantage des circonstances; Tirés des mémoires d’un homme de lettres, qui a fait un long séjour en Angleterre, & en a observé les moeurs & les usages / par C. H. Nirel.
Londres: [s.n.], 1778. – IV, 190 p.; 16 cm.
Cota: AL 1369
É uma das numerosas obras do Abade Laurent Bordelon, que nasceu em 1653 e morreu em Paris em 1730. Foi um teólogo, dramaturgo, poligrafo e utopista progressista francês. À semelhança de todas as obras satíricas do Abade Bordelon, Le Voyage Forcé… é uma obra curiosa e difícil de classificar, na qual um narrador viaja em companhia de Becafort, de quem vai relatando os pensamentos, os discursos e os diálogos; na obra abundam as críticas e as reflexões sobre o progresso social, a independência das mulheres, as ciências ocultas… É uma viagem sem nenhuma consideração sobre a própria viagem, como previne o narrador.
Ver registo completo
Cópias digitais
Cópia pública (jpg) – AL 1369
Cópia pública (pdf) – AL 1369

tag1700


Series: Coleção Obras do século XVIII |