Archives

Ennaea, ou applicação do entendimento sobre a pedra philosophal by Anselmo Caetano Munhós de Avreu Gusmão e Castello Branco (?-?)

BRANCO, Anselmo Caetano Munhós de Avreu Gusmão e Castello (?-?)
Ennaea, ou applicação do entendimento sobre a pedra philosophal / Branco, Anselmo Caetano Munhos de Abreu Gusmão e Castello (?-?) – Lisboa Occidental: Na nova Officina de Mauricio Vicente de Almeida, 1722/1723. – 2 v. ; 21 cm. – Notas gerais: Offerecida ao Illustrissimo Senhor D. Francisco de Menezes, Conego da Santa Igreja Patriarchal Em rodapé: Com todas as licenças necessarias, e Privilegio Real Obra dividida em parte primeira e parte segunda, encadernada num só exemplar
Cota: RES 2605
Cota: RES 2606
Obra do Doutor Anselmo Caetano Munhoz de Abreu Gusmão e Castelo Branco, natural de Soure, filho do Dr. António Munhoz de Abreu, formado em Cannes, e de Simoa Godinho da Rosa. Estudou latim, matriculando-se depois em Medicina, em que se doutorou. Segundo Barbosa Machado era “ornado de feliz memória, noticia das línguas mais polidas da Europa e não menos versado na lição dos Santos Padres, Sagrada Bíblia, disciplinas Matemáticas e mistérios ocultos da Quimica…”. Entre as várias obras que escreveu, destaca-se a Ennaea (vocabulário grego composto da preposição en e do substantivo nous, com o sentido de aplicação do entendimento). No Prólogo da sua obra, refere-se o autor que tencionava tornar este escrito público, depois de se publicarem outros textos de Enodato, pois queria que fosse como a coroa de toda a sua obra e a exemplo do que fizera Alberto Magno, deveria ser a última a tornar-se pública. Não o tendo conseguido, considera o Dr. Anselmo Caetano ser crédito para Enodato “principiar a impressão dos seus escritos por onde acabou de estampar os seus volumes… Santo Alberto Magno.”
Ver registo completo
Cópias digitais

Cópia pública (jpg) – RES 2605

Cópia pública (jpg) – RES 2606
Cópia pública (pdf) – RES 2605

Cópia pública (pdf) – RES 2606

tag1700


Series: Coleção Obras do século XVIII |