12.PATRIMÓNIO HÍSTÓRICO

Centro Cultural Palácio do Egipto

Em pleno coração do centro histórico da vila de Oeiras, a CMO detêm um novo espaço dedicado à cultura, sediado no antigo Palácio do Egipto, edifício setecentista recentemente recuperado e adaptado para oferecer aos seus visitantes um novo e moderno pólo dinamizador de iniciativas sócio-culturais.

 

Esta intervenção pretendeu criar um equipamento de qualidade que contribui determinantemente para a dinâmica cultural do Centro Histórico de Oeiras.

 

O Centro Cultural Palácio do Egipto (CCPE) é composto por uma galeria de exposições temporárias, uma livraria onde poderá encontrar todas as publicações da responsabilidade editorial da autarquia, salão de chá e esplanada. Aqui, situa-se também o posto de turismo de Oeiras.

 

Por ocasião da inauguração, o CCPE apresentou uma exposição da autoria do pintor surrealista Salvador Dali, que contou com a visita de mais de 7.000 pessoas. No Verão de 2010 recebeu a exposição do pintor catalão Joan Miró. Já em 2011 recebeu, por exemplo, a exposição intitula “Arte Partilhada MillenniumBCP” composta por pinturas representativas do abstraccionismo português e estrangeiro, com destaque para as obras de Maria Helena Vieira da Silva.