Critique de l’apologie d’Erasme de M. l’abbé Marsolier by Gabriel de Sainte Claire (augustin)

Critique de l’apologie d’Erasme de M. l’abbé Marsolier. – a Paris : chez Claude Jombert et J. M. Garnier, Imprimeur Libraire, 1719. – [24],372 p. ; 17 cm.

Cota: AL 2077

É um livro baseado em cartas escritas em 1715. Desidério Erasmo foi um humanista e filósofo holandês, nascido em Roterdão , provavelmente em 1466, daí o nome por que é mais conhecido: Erasmo de Roterdão. Faleceu em Basileia em 1536. Erasmo é considerado o mais notável dos humanistas europeus do século XVI e o que teve maior influência na cultura do seu tempo. Iniciou os seus estudos em Deventer e em Steyn e foi estudar para Paris, onde deu lições particulares, entre outros, a Lord Mountjoy, que lhe proporcionou a sua primeira viagem a Inglaterra. Aí conheceu Thomas More e John Colet, ficando amigo de ambos. Nos anos seguintes viaja e estuda por toda a Europa. Ao atravessar os Alpes, a caminho da Inglaterra, vai pensando no texto que escreverá um pouco mais tarde, já em casa de More: O Elogio da Loucura. Em Cambridge trabalha no Novo Testamento em grego e latim.
Entre 1517 e 1521 reside quase sempre em Lovaina, onde organiza o Colégio Trilingue. É aí que recebe uma carta de Lutero convidando-o a aderir à Reforma, segue-se uma troca de missivas entre Erasmo e Lutero que se prolonga por alguns anos. Nos últimos anos de vida Erasmo reside sempre na cidade católica de Friburgo, a partir da qual mantém uma notável correspondência com humanistas de toda a Europa. Em 1535 regressa à Basileia, onde morre no ano seguinte.

Ver registo completo
Cópias digitais

Cópia pública (jpg) – AL 2077

Cópia pública (pdf) – AL 2077


Series: Coleção Obras do século XVIII |