Conversas na Aldeia Global: Políticas Públicas para a Reforma do Estado, por Maria de Lurdes Rodrigues e Pedro Adão e Silva

Que Estado queremos ter, com que objetivo queremos reformá-lo e quanto estamos dispostos a pagar por ele, são algumas das questões colocadas pelos autores do livro «Políticas Públicas para a Reforma do Estado» e que irão ser discutidas na próxima sessão de Conversas na Aldeia Global, num encontro que junta Maria de Lurdes Rodrigues e Pedro Adão e Silva no Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras. Publicada depois da organização, em 2013, do Fórum Políticas Públicas, a obra reúne vários contributos dos conferencistas que participaram no evento e propõe responder ao objetivo do Governo de, no contexto do programa da troika, cortar quatro mil milhões de euros na despesa do Estado.

 

Maria de Lurdes Rodrigues é professora no Departamento de Sociologia do ISCTE-IUL, onde leciona desde 1986. Aí concluiu o doutoramento em Sociologia, em 1996, e prestou provas de agregação, em 2003. Foi entre maio de 2010 e novembro de 2013, Presidente da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. Dirigiu o Observatório das Ciências e das Tecnologias do Ministério da Ciência e da Tecnologia (1997-2002). Entre 2005 e 2009, foi ministra da Educação do XVII Governo Constitucional.

 

Adão e Silva nasceu em Lisboa, em 1974. Nos últimos tempos, tem dado aulas no ISCTE, concluiu um doutoramento em ciência política no Instituto Universitário Europeu, em Florença, mantém semanalmente uma coluna de opinião no Diário Económico, comenta a atualidade política na RTP e diariamente no Rádio Clube.


Series: Conversas na Aldeia Global |