passaporte_177-1-2

Coleção António Passaporte

A Coleção António Passaporte compreende um conjunto de fotografias e postais ilustrados do Arquivo Municipal de Oeiras.

 

António Passaporte nasceu em fevereiro de 1901, em Évora. Foi o primeiro filho de Helena Maria Carreta e de José Pedro Braga Passaporte, amador de fotografia, a quem D. Carlos concedeu, em 1903, a distinção de fotógrafo da Casa Real e que, no ano seguinte, abriria um atelier comercial em Évora.

Iniciou a produção de bilhetes-postais ilustrados, impressos em papel fotográfico a preto e branco. A sua primeira grande encomenda processar-se-ia por ocasião da Exposição do Mundo Português, que não permitiu à família descansar durante dias.

 

Em 1945 montou em Lisboa o estúdio que manteve até ao final da vida, não obstante as mudanças de residência. Foi nestas instalações que se dedicou com maior profissionalismo à produção de bilhetes-postais ilustrados, auxiliado por máquinas industriais de impressão e de secagem e por empregados mais qualificados. A extrema exigência com a qualidade final dos bilhetes-postais cedo se traduziriam num afluxo de encomendas, pelo que António Passaporte fotografava habitualmente ao fim de semana, percorrendo todo o país num carro, acompanhado da família.

 

Fotografias da Coleção António Passaporte do Arquivo Municipal de Oeiras

    

 

 

 

 

 

 

 

(em construção)