Porto Salvo

 

A Vila de Porto Salvo localiza-se praticamente no centro da Freguesia de Porto Salvo, que tem como limite Norte, o concelho de Sintra, Oeste o de Cascais, a Sul a Auto-Estrada nº 5 que corresponde ao limite Norte da recém criada união das freguesias de Oeiras e São Julião da Barra, Paço de Arcos e Caxias, e a Este a Freguesia de Barcarena.

 

A origem do lugar de Porto Salvo está relacionada com uma ermida, que terá sido construída, segundo a tradição, no século XVI, pelos tripulantes de uma nau, que ao regressar da Índia foi apanhada por uma tempestade, da qual escaparam milagrosamente. Como promessa, ficou estabelecido por esses navegantes, que construiriam uma ermida, no primeiro lugar alto que avistassem na costa portuguesa. A ermida foi então edificada e designada por Nossa Senhora de Porto Salvo, em memória do acontecimento. Posteriormente, já no século XVIII foi reconstruída, por já se encontrar em ruínas.

 

Pelo facto de se avistar desde muito longe, este lugar elevado era utilizado pelos marinheiros, como ponto de referência para a entrada na barra do Rio Tejo.

 

A Freguesia de Porto Salvo adquiriu uma grande dinâmica decorrente do impacto da construção do Taguspark – Parque de Ciência e Tecnologia e posteriormente do Lagoas Park, dinâmica que se estendeu a outros lugares da Freguesia.

 

Explore o Mapa de Itinerários

Textos Oeiras Factos e Números