10.ESPAÇOS VERDES E DE LAZER

Quinta Real de Caxias

A Quinta Real de Caxias é o principal parque de Caxias, Oeiras. Situada à beira mar, é um agradável espaço de passeio criado em torno dos jardins do Paço Real de Caxias. É um Real exemplo das Quintas de Recreio que caracterizam Oeiras e a sofisticada vida social do século XVIII.  Atualmente é um dos elementos de maior interesse arquitetónico e histórico.

 

É um exemplar único no panorama da arte dos jardins pelo valor arquitetónico, escultórico e alegórico do conjunto da cascata, miradouro e grupos escultóricos. As suas esculturas de Machado de Castro são envolvidas por um ambiente ao estilo de Versailles

 

O principal elemento do jardim é a cascata, de várias galerias comunicantes e dispostas em trono, corada por pavilhão octogonal, tendo em plano médio o tanque de onde parte da água caía no lago e onde se salienta o conjunto escultórico de Machado de Castro.

 

As estátuas representam uma cena mitológica, segundo a qual a Deusa Diana vinha tomar banho junto da gruta onde o seu amado pastor Endimião dormia um sono eterno. Das estátuas partiam vários jogos de água, emprestando ainda mais movimento aos figurantes deste gigantesco palco wagneriano.

 

A recuperação levada a cabo pela Câmara Municipal de Oeiras mereceu o Prémio Europeu atribuído à Recuperação de Jardins Históricos. A quinta está classificada como Imóvel de Interesse Público desde 1953.

 

Apresentação sobre os trabalhos de recuperação integral da Cascata da Real Quinta de Caxias

 

 

Investigação sobre o Mirante de Caxias