Memórias de Luz: Percurso Imersivo Multimédia

As Noites no Palácio Encantado foram um sucesso! Milhares de pessoas afluíram ao Palácio Marquês de Pombal e visitaram os seus jardins, durante 3 magníficas noites, para se deslumbrarem com os espetáculos video mapping idealizados e produzidos pelo atelier Ocubo, em pontos estratégicos deste emblemático equipamento arquitetónico e cultural de Oeiras.
Já em 2016, Ocubo volta a oferecer um novo olhar sobre a vila de Oeiras, os seus edifícios e espaços públicos com a reposição das Noites no Palácio Encantado de 2015 mas também inicia uma incursão pelo centro histórico da vila, com um Percurso Imersivo Multimédia que termina com um Espetáculo Video Mapping que inclui Performers Virtuais, ao “estilo” teatro musical da Broadway.
Oeiras pertence a quem a habita e sente orgulho em partilhar a sua história e cultura. Assim surge o conceito MEMÓRIAS DE LUZ, que a cada ano pretende somar mais histórias do coletivo municipal, das suas gentes e das suas atividades socioeconómicas, avivar a memória dos que vivem no Presente não esquecendo quem pertenceu a um Passado repleto de experiências e sabedoria. Ao mesmo tempo, Ocubo compartilha a luz com as pessoas, capacitando-as a criar com a luz, dando-lhes a oportunidade de se apropriarem do seu próprio espaço urbano.
O tema do espetáculo original a apresentar na fachada principal da Igreja Matriz passa pelos interessantes vestígios históricos da indústria no Concelho de Oeiras. A Fundição de Oeiras é um exemplo relevante do património concelhio que terá sido construída no Séc. XIX, na onda do movimento provocado pela Revolução Industrial. Os painéis de azulejos aí existentes são fonte de inspiração para as animações e efeitos 2D e 3D e as projeções deste grandioso video mapping musical.

5, 6 e 7 Agosto. Sexta, Sábado e Domingo. 22H00 à 01h00

Centro Histórico de Oeiras

Entrada gratuita

 

PERCURSO
1. Jardim das Merendas (Jardins do Palácio do Marquês de Pombal)
Video Maping Histórico (camponeses/povo)
2. Cascata dos Poetas (Jardins do Palácio do Marquês de Pombal)
Instalação Multimédia Interativa – Pinturas de Luz
3. Jardim de Buxo/ lateral do Palácio (Jardins do Palácio do Marquês de Pombal)
Video Mappig Histórico (nobreza)
4. Palácio do Marquês de Pombal (fachada principal)
Video Mapping (azulejos)
5. Câmara Municipal de Oeiras – Paços do Concelho
Video Mapping Histórico (Terramoto e Marquês de Pombal)
6. Rua 7 de Junho de 1759 e Rua Febus Moniz
 Instalação com Projeções Mapping
7. Igreja Matriz de Oeiras
Video Mapping Histórico (atividades industriais/ Fundição de Oeiras)
Musical com performers virtuais

 

FICHA TÉCNICA
Organização: Câmara Municipal de Oeiras
Autoria e Produção: Ocubo
Música: Sylvain Moreau