Category Archives: Notícias

591963

“Venha Viver o Séc. XVIII“ – Recriação Histórica é a nova proposta do Palácio do Marquês de Pombal 

O dia do aniversário do Marquês de Pombal, 13 de maio, será comemorado pelo município de Oeiras com dois eventos no Palácio com o seu nome em plena vila de Oeiras.

 

Às 16h00 é lançado o livro “Pombal e Oeiras”, de Jorge Miranda. Trata-se de um conjunto de artigos dispersos por vários órgãos de comunicação social, sobretudo no Jornal da Região-Oeiras, que, por iniciativa da Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras e com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras, serão publicados em formato livro, numa coleção sob a designação “Da História do Concelho de Oeiras”.  

 

Às 21h30 tem início “Venha Viver o Séc. XVIII”, a nova proposta do Palácio do Marquês de Pombal, com a apresentação da peça de teatro “O Francês em Londres”, de Louis de Boissy, que foi levada à cena inúmeras vezes durante o século XVIII e representada no Palácio Marquês de Pombal no dia do aniversário do Marquês, a 13 de maio de 1767.

 

Ver mais informações em: Venha Viver o Séc. XVIII: recriação histórica no Palácio Marquês de Pombal

 

umacasamuitosmundos

Uma Casa, Muitos Mundos

Conhecer, visitar, passear, experimentar, aprender e divertir é a proposta do programa do Serviço Educativo e de Animação do Palácio Marquês de Pombal para poder usufruir, de muitas formas desta Casa – Exposições . Visitas Orientadas | Visitas Encenadas | Visitas Temáticas | Visitas Jogo | Cursos . Conferências . Espectáculos . Concertos . Oficinas

Informações e inscrições: servicoeducativo.palacio@cm-oeiras.pt – consultar programa de novembro e dezembro de 2016

II Jornadas Espaço e Memória de História e Património Local

Fazer História Local vs Global (estudos em Homenagem a Jorge Miranda)

10 E 11 DEZEMBRO
SÁBADO E DOMINGO. 09H00 ÀS 18H30
Auditório César Batalha, Alto da Barra, Oeiras

 

Lançamento do Volume I das Obras de Jorge Miranda

11 DEZEMBRO. DOMINGO. 17H00
Auditório César Batalha, Alto da Barra, Oeiras

INFORMAÇÔES E INSCRIÇÕES (gratuitas)
tel. 912 608 720, 962 437 048, rui.lemos@espacomemoria.org

 

jeuropeias

Jornadas Europeias do Património 2016: visitar e conhecer o património do concelho

Dando continuidade a um programa que a Câmara Municipal de Oeiras pretende que seja inclusivo na sua abordagem, nas Jornadas Europeias do Património do presente ano propõe-se um novo olhar sobre algumas peças do património concelhio que fazem parte da nossa paisagem quotidiana, mas que nem sempre são verdadeiramente conhecidas e valorizadas, como a linha de costa e as fortificações marítimas, da praia da Torre ao forte de São João das Maias, com destaque para a Fortaleza de São Julião da Barra; o recinto do Estádio Nacional, um relevante exemplo do património da arquitetura do Desporto; o conjunto habitacional de Nova Oeiras, onde a arquitetura, o urbanismo e o paisagismo assumem incontornável importância no contexto do modernismo europeu; o Castro de Leceia, um marco da ocupação pré-histórica no concelho e, por fim, a vinha que produz o centenário vinho Villa Oeiras, um património natural que constitui uma marca identitária local.
22, 23, 24 E 25 SETEMBRO
INFORMAÇÔES E INSCRIÇÕES (gratuitas)
CM Oeiras – DCT/NPHM . Palácio Marquês de Pombal, Oeiras
tel. 214 408 529/52/88, ana.miranda@cm-oeiras.pt

memorias_luz

Memórias de Luz: Percurso Imersivo Multimédia

As Noites no Palácio Encantado foram um sucesso! Milhares de pessoas afluíram ao Palácio Marquês de Pombal e visitaram os seus jardins, durante 3 magníficas noites, para se deslumbrarem com os espetáculos video mapping idealizados e produzidos pelo atelier Ocubo, em pontos estratégicos deste emblemático equipamento arquitetónico e cultural de Oeiras.
Já em 2016, Ocubo volta a oferecer um novo olhar sobre a vila de Oeiras, os seus edifícios e espaços públicos com a reposição das Noites no Palácio Encantado de 2015 mas também inicia uma incursão pelo centro histórico da vila, com um Percurso Imersivo Multimédia que termina com um Espetáculo Video Mapping que inclui Performers Virtuais, ao “estilo” teatro musical da Broadway.
Oeiras pertence a quem a habita e sente orgulho em partilhar a sua história e cultura. Assim surge o conceito MEMÓRIAS DE LUZ, que a cada ano pretende somar mais histórias do coletivo municipal, das suas gentes e das suas atividades socioeconómicas, avivar a memória dos que vivem no Presente não esquecendo quem pertenceu a um Passado repleto de experiências e sabedoria. Ao mesmo tempo, Ocubo compartilha a luz com as pessoas, capacitando-as a criar com a luz, dando-lhes a oportunidade de se apropriarem do seu próprio espaço urbano.
O tema do espetáculo original a apresentar na fachada principal da Igreja Matriz passa pelos interessantes vestígios históricos da indústria no Concelho de Oeiras. A Fundição de Oeiras é um exemplo relevante do património concelhio que terá sido construída no Séc. XIX, na onda do movimento provocado pela Revolução Industrial. Os painéis de azulejos aí existentes são fonte de inspiração para as animações e efeitos 2D e 3D e as projeções deste grandioso video mapping musical.

5, 6 e 7 Agosto. Sexta, Sábado e Domingo. 22H00 à 01h00

Centro Histórico de Oeiras

Entrada gratuita

 

PERCURSO
1. Jardim das Merendas (Jardins do Palácio do Marquês de Pombal)
Video Maping Histórico (camponeses/povo)
2. Cascata dos Poetas (Jardins do Palácio do Marquês de Pombal)
Instalação Multimédia Interativa – Pinturas de Luz
3. Jardim de Buxo/ lateral do Palácio (Jardins do Palácio do Marquês de Pombal)
Video Mappig Histórico (nobreza)
4. Palácio do Marquês de Pombal (fachada principal)
Video Mapping (azulejos)
5. Câmara Municipal de Oeiras – Paços do Concelho
Video Mapping Histórico (Terramoto e Marquês de Pombal)
6. Rua 7 de Junho de 1759 e Rua Febus Moniz
 Instalação com Projeções Mapping
7. Igreja Matriz de Oeiras
Video Mapping Histórico (atividades industriais/ Fundição de Oeiras)
Musical com performers virtuais

 

FICHA TÉCNICA
Organização: Câmara Municipal de Oeiras
Autoria e Produção: Ocubo
Música: Sylvain Moreau

 

umacasamuitosmundos

Uma Casa, Muitos Mundos

Conhecer, visitar, passear, experimentar, aprender e divertir é a proposta do programa do Serviço Educativo e de Animação do Palácio Marquês de Pombal para poder usufruir, de muitas formas desta Casa – Exposições . Visitas Orientadas | Visitas Encenadas | Visitas Temáticas | Visitas Jogo | Cursos . Conferências . Espectáculos . Concertos . Oficinas

 

Informações e inscrições: servicoeducativo.palacio@cm-oeiras.pt – consultar programa de julho e agosto de 2016

 

 

O Palácio vai nu – Os espacialistas no Palácio

Programar o vazio através de novas propostas de ocupação e de vivência do espaço é o que se propõe nesta exposição de arte contemporânea, onde a instalação, a fotografia e o desenho serão algumas das linguagens utilizadas. Desta vez, o grupo Os Especialistas vai intervir nas salas do Palácio Marquês de Pombal, em Oeiras.A abertura ao público da “Casa” do Marquês de Pombal, despojada de mobiliário, de referências memoriais e imagéticas daqueles que o habitaram, é o território privilegiado para uma fenomenologia da imaginação. Tendo por fio condutor alguns conceitos da obra A Poética do Espaço, de Gaston Bachelar, é no lugar entre o “Vazio” e o “Cheio” que a imaginação pode intervir na construção do devaneio de memórias e de uma nova intimidade para este espaço.

Jardins e Palácio Marquês de Pombal
De: 2016-03-20 2016-04-30
Preço Entrada: 3€
Horários: 3ª,4ª,5ª,6ª,Sab,Dom

o_palacio_vai_nu

 

Dona Leonor Daun Condessa de Oeiras e Marquesa de Pombal CROP

Lançamento do livro «D. Leonor Daun, 1ª condessa de Oeiras e marquesa de Pombal», de Ana Teixeira Gaspar

O lançamento do livro «D. Leonor Daun, 1ª condessa de Oeiras e marquesa de Pombal», de Ana Teixeira Gaspar, tem lugar no Salão Nobre do Palácio do Marquês de Pombal, em Oeiras, no dia 7 de novembro de 2015, pelas 16h30.

A obra será apresentada pelo Professor Doutor José Subtil

 

Organização: Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras e Câmara Municipal de Oeiras

tag2000

 

Oeiras_2

Jornadas Europeias do Património 2015 – Colóquio “Palácio Marquês de Pombal – Uma Casa, Uma Herança, Uma História” | Salão Nobre do Palácio Marquês de Pombal

As Jornadas Europeias do Património são uma iniciativa anual do Conselho da Europa e da União Europeia, envolvendo cerca de quarenta países e tendo como objetivo a sensibilização dos cidadãos para a importância da proteção do Património. Neste sentido, e como vem sendo habitual desde 2004, este evento, organizado conjuntamente com a Associação Cultural de Oeiras – Espaço e Memória, destaca uma peça de relevante valor patrimonial a nível local e nacional, o Palácio Marquês de Pombal, recentemente aberto ao público, através da realização de um colóquio onde se pretende reunir um conjunto de comunicações com o Palácio e, simultaneamente, proporcionar um espaço de reflexão sobre o futuro deste valioso património.
Com moderação de José Meco e Joaquim Boiça.
 
1, 2, 3 e 4 Outubro | Quinta, Sexta, Sábado e Domingo
 
Informações e Inscrições (gratuitas): CM Oeiras – Divisão de Cultura e Turismo . tel. 214 408 529/52

tag2000
 

Print

Aos Sábados no Palácio | Palácio Marquês de Pombal | Oeiras

Conhecer, visitar, passear, experimentar, aprender e divertir é a proposta deste programa. Um convite para poder usufruir de muitas formas de um dos mais importantes marcos do património construído do concelho, através de um programa de atividades diversificadas e dirigidas às crianças, aos jovens, aos adultos e às famílias, todos os segundos e últimos sábados de cada mês. O Palácio e jardins do Marquês de Pombal, em Oeiras, fizeram parte de uma das mais notáveis Quintas de Recreio dos arredores de Lisboa, construída no século XVIII e pertença da família Carvalho. Um imponente edifício senhorial, rodeado de jardins e terraços, e uma vasta propriedade agrícola, planeada por Carlos Mardel e adaptada ao gosto de Sebastião José de Carvalho e Melo, 1º conde de Oeiras e 1º marquês de Pombal, formam este singular património oeirense. O Palácio conserva, para além da sua estrutura arquitetónica, valiosos elementos das artes decorativas do século XVIII, períodos Barroco e Rococó, particularmente os diversos painéis de azulejos, os estuques de tetos e paredes, as pinturas a óleo da capela e as várias esculturas quer do interior, como do exterior. 
 
O reconhecimento está patente na classificação como Monumento Nacional, em 1953. Para ficar a conhecer esta casa, os seus jardins, e as suas curiosas vivências, participe no programa Aos Sábados no Palácio, agora na sua quarta edição, a decorrer ao segundo e ao último sábado de cada mês, alargando assim a oferta. Aqui fica o convite: venha desfrutar, de muitas e variadas formas, um dos mais importantes espaços do património construído do concelho, através de um programa feito a pensar em todos.
 
Informações e inscrições: Atividades gratuitas, sujeitas a inscrição prévia. CM Oeiras – Divisão de Cultura e Turismo, tel. 214 408 552/29

Programa dos Sábados no Palácio