AG_MAR

Conversas na Aldeia Global: Uma biografia da luz ou a triste história do fótão cansado, por Carlos Fiolhais e José Tito de Mendonça

Celebra-se em 2015 o Ano Internacional da Luz (AIL) e os 100 anos da Teoria da relatividade geral de Einstein. A sessão de Aldeia Global de Maio de 2015 foi dedicada à importância da luz na ciência e na vida. Os Professores Carlos Fiolhais e José Tito Mendonça debateram diversos temas apaixonantes da física e a  pretexto do lançamento da obra «Uma Biografia da Luz ou a Triste História do Fotão Cansado», exploraram este ensaio dedicado à natureza e às propriedades da luz como matéria da ciência e do desenvolvimento tecnológico.

 

Carlos Fiolhais é professor de Física da Universidade de Coimbra e coordenador do AIL. Licenciado em Física na Universidade de Coimbra e doutorado em Física Teórica na Universidade Goethe, em Frankfurt, Alemanha, em 1982, é Professor Catedrático de Física na Universidade de Coimbra. Ganhou em 1994 o Prémio União Latina/JNICT de tradução científica. Ganhou o Globo de Ouro de Mérito e Excelência em Ciência de 2004 (SIC). Foi fundador e Diretor do Centro de Física Computacional da Universidade de Coimbra. Dirige a revista Gazeta de Física da Sociedade Portuguesa de Física e é membro da comissão editorial de várias revistas, de destacar a Europhysics News, da Sociedade Europeia de Física. É atualmente diretor da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e responsável pelos programas de “Educação” e de “Ciência e Inovação” da Fundação Francisco Manuel dos Santos. José Tito Mendonça é professor catedrático reformado do Instituto Superior Técnico (IST) e antigo presidente do Departamento de Física deste Instituto. É também professor convidado da Universidade de São Paulo, no Brasil, e da Universidade de Strathclyde, em Glasgow, no Reino Unido. Tem um doutoramento de estado (doctorat ès-sciences) pela Universidade de Paris–Sud Orsay, em França. Foi ainda responsável pela criação de duas novas equipas de investigação no IST, uma em fusão nuclear e outra na interacção de lasers intensos com a matéria. É responsável pelo laboratório de átomos frios e plasmas quânticos do Instituto de Plasmas e Fusão Nuclear (IPFN-IST).

 

Entrevistas aos leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras

tag2000


Coleções: Conversas na Aldeia Global |