Conversas na Aldeia Global: Big Brother, por Gustavo Cardoso e Paulo Esteves Veríssimo

Em redor da expressão Big Brother, a sessão de Conversas na Aldeia Global de Fevereiro de 2010 realizou uma abordagem às questões da vigilância, segurança e privacidade digital. A difusão de tecnologias que facilmente capturam e desvendam informação privada, como telefones com câmaras de vídeo vigilância, espaços de partilha de informação (fotos, contactos, etc.) ou de preenchimento de campos obrigatórios com informação pessoal, programas maliciosos (adware e spyware), entre outros, redefinem questões de privacidade e sigilo pessoais. Estas modalidades ajudam a criar e a manter a vigilância omnipresente, e, não só amplificam as capacidades de controlo, como também capacitam as possibilidades de emissão, produção e participação comunicativas.

 

Inúmeros riscos estão associados à gestão da identidade, quer quando falamos das redes sociais on-line, como dos documentos de identificação oficiais, como é o caso do cartão do cidadão (CC) ou o passaporte electrónico português (PEP). As redes planetárias cruzam assim todos os domínios da vida e imprimem as alterações de paradigma deste “novo mundo”. A identidade digital (ID) vem ajudar a resolver problemas. Não obstante esta situação, os problemas que soluciona não deverão ser mais do que aqueles que pode eventualmente vir a criar…

Esta e outras temáticas irão ser tratadas por Gustavo Cardoso, Professor no Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação e investigador do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do ISCTE e Paulo Esteves Veríssimo, Professor no Departamento de Informática da Faculdade de Ciências e investigador em matérias do domínio da Identidade Digital (ID).

 

Entrevistas aos leitores das Bibliotecas Municipais de Oeiras

tag2000


Series: Conversas na Aldeia Global |