Archives

AL2207

Investigaciones filosoficas sobre la belleza ideal: considerada como objeto de todas las artes de imitation por Estevan Arteaga y López (1747-1799)

ARTEAGA Y LÓPEZ, Estevan (1747-1799)
Investigaciones filosoficas sobre la belleza ideal: considerada como objeto de todas las artes de imitation / Estevan Arteaga y López. – Madrid: Don Antonio de Sancha, 1789. – [2], 217 p.; 20 cm.
Cota: AL 2207
É uma das duas obras mais importantes do escritor, esteta e musicólogo espanhol Esteban de Arteaga Y Lopez, de seu nome completo. Nasceu em 1747 e faleceu em Paris em 1799. Não chegou a tomar ordens sagradas na Companhia de Jesus, porque os jesuítas foram expulsos de Espanha em 1767. Iniciou uma vida de desterro até à morte. Em Bolonha estudou Filosofia, Matemática e Teologia e foi atraído pelo pensamento de John Locke; entrou em contato com os musicólogos Giovanni Battista Martini e António Eximeno. Foi nessa cidade italiana que publicou Le Rivoluzioni del Teatro Musicale Italiano.Que alcançou um grande êxito e o tornou conhecido na Europa. Arteaga propunha unificar a poesia e a música num todo harmonioso que conduzisse à criação de um espetáculo sintético de todas as artes. Em Roma imprimiu as Investigaciones Filosoficas…, um importantíssimo tratado de estética em que defende que o poder da razão não é absoluto, mas que está modificado pelo sentimento, antecipando assim o Romantismo.
Ver registo completo
Cópias digitais
Cópia pública (jpg)  - AL 2207
Cópia pública (pdf) – AL 2207 

tag1700


Coleções: Coleção Obras do século XVIII |